top of page

DA PRODUÇÃO A PARTIR DOS ANOS 90 DESTACAMOS AS SEGUINTES AÇÕES: 

1991

Índios no Siará -Troféu Destaques do ano no Ceará. 

1992

O Sonho de Fubica – melhor espetáculo ( júri oficia l e popular), melhor direção, melhor pesquisa e melhor ator no FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO E DANÇA DA PARAÍBA e melhor espetáculo, melhor direção no FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO NO CEARÁ. Direção: Graça Freitas. 

1993

O grupo Formosura de Teatro, numa parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, montou o espetáculo teatral “Fiapo”. Desde sua estreia o espetáculo tem percorrido diversos espaços indo desde apresentações em escolas até a participação em seminários e encontros de educação e cultura. 

1998

1998 A Turma da Geral Sou Eu, um trabalho em parceria com COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL PELA NÃO VIOLÊNCIA. Texto de Ângela Linhares. Direção: Graça Freitas. 

1999

1999 Realizou o PROJETO PROFISSIONALIZANDO PELA ARTE, em parceria com o PROGAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA.

2000

Realizou o PROJETO CHICO BONEQUEIRO, em parceria com o PROGAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA.

2000

Montagem do espetáculo Boi Estrela – Espetáculo de atores e bonecos, baseado na pesquisa sobre Cultura Popular em especial o boi do Ceará. Texto e direção: Graça Freitas. 

2003

Realizou o PROJETO CORDÃO DE MAMULENGO, em parceria com o PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA.

2003

Solo de Clarice – Espetáculo composto por uma atriz e uma boneca - Compilação de trechos de textos da escritora Clarice Lispector. Direção Graça Freitas.

2005/2006

Com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e o apoio do INCRA-CE, desenvolvemos de julho/05 a fevereiro de 2006 oficinas de confecção e manipulação de mamulengos em seis áreas de assentamentos rurais da reforma agrária. 

2005

Pavão Mysteriozo – Peça teatral baseada no cordel “Pavão Mysteriozo” de José Camelo de Melo Rezende, adaptação de Ângela Linhares. A montagem foi agraciada com o Prêmio “Incentivo as Artes Cênicas” da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Direção Graça Freitas. 

2004

Cenas de Rua – Espetáculo composto por cenas independentes entre bonecos e atores. Direção Graça Freitas. 

2006

Montagem do espetáculo “As Aventuras de D. Quixote”, baseado na obra de Miguel de Cervantes/ cordel de Klevisson Viana, adaptação Ângela Linhares. A montagem foi agraciada com o Prêmio Funarte de Teatro. Direção: Graça Freitas. 

2007/2008

PROJETO CORDÃO DE MAMULENGO - Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2007 – o projeto constou da realização de um curso de teatro de bonecos, com 315 horas/aulas, para 25 jovens e a criação de uma carroça palco. O projeto foi realizado no bairro José Walter no período de novembro de 2007 a junho de 2008. 

2008/2009

PROJETO CASA DE BONECOS – Prêmio Edital das Artes – da Secretaria de Cultura da Cidade de Fortaleza

2009/2010

Heróis do Papelão -  texto de Ângela  Linhares e Maria Vitória  - Montagem  agraciada com o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro. Direção: Graça Freitas. 

2009

PROJETO PALCO ITINERANTE – Prêmio concedido pelo Edital de “Incentivo as Artes Cênicas” da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. 

2008/2009

Participação no PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITORIOS RURAIS – NUMA PARCERIA COM MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – esta ação desenvolve um processo de formação continuada nas áreas de cultura e educação em assentamentos rurais, na perspectiva de apoiar e fortalecer a constituição dos Comitês de Cultura e Desenvolvimento nos territórios e oportunizar vivências acerca da arte, cultura e comunicação no processo de organização social nas áreas de assentamento rural da reforma agraria. 

2011

PROJETO FORMOSURA, 25 de Teatro – Premiado pelo Edital Incentivo as Artes Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - MOSTRA DE REPERTÓRIO. 

2012/2014

PROJETO CASA DO CASSIMIRO – Oficinas de confecção e manipulação de bonecos na sede do Formosura na Serrinha – Premio Edital das Artes – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

2013

MONTAGEM   DO ESPETÁCULO: FREI TITO: VIDA PAIXÃO E MORTE  -  projeto   Financiado   pelo Ministério da   Justiça . Texto  de autoria de  Ricardo Guilherme e premiado pela Unesco – Direção: Graça Freitas.

2015

PESQUISA  COM O BONECO GEMINADO, realizada  com o apoio do Laboratório de Pesquisa em Artes Cênicas do Porto Iracema das Artes, e tutoria de Duda Paiva. A pesquisa  culminou na montagem do espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Maquina” criado a   partir do romance “Os Miseráveis” de Victor Hugo”.

2014/2015

PROJETO ENCONTROS COM O CASSIMIRO – Apresentações de teatro de bonecos na última sexta feira do mês, na sede do Formosura na Serrinha – Premio Edital das Artes – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

2014/2015

PREMIO MYRIAM MUNIZ – CIRCULAÇÃO DO ESPETÁCULO: FREI TITO: VIDA PAIXÃO E MORTE. 

2016

2016 MONTAGEM E APRESENTAÇÃO nas praças e feira livres, de Fortaleza, do espetáculo: “A Paixão de Cristo Segundo o Nego Cassimiro Coco” -  Edital da Paixão Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

2016

Temporada do espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Máquina” no teatro Carlos Câmara, no Festival de Teatro de Fortaleza e no Festival de Teatro de  Guaramiranga.

2017

2017 Temporada do espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Máquina” no teatro  do Centro  Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura

bottom of page